Instruções para criação/alteração de senha SUAP para acesso à BVU e Rede CAFe


Seus dados de acesso à BVU são:

Observação: sua senha unificada do SUAP, a ser criada no passo seguinte, poderá ser utilizada também para acessar o portal de periódicos da CAPES (via rede CAFe), não sendo necessário, portanto, uma nova solicitação.

PASSO 1: DEFINIR A SUA SENHA DE ACESSO À BVU:


Figura 1. Tela de Solicitação de mudança de senha no SUAP.


DICAS PARA CRIAR UMA SENHA SEGURA

  1. Sempre que possível, crie senhas misturando letras, símbolos especiais e números

  2. Para facilitar a memorização, você pode utilizar uma palavra como base, mas substituir alguns de seus caracteres.

  3. Não crie senhas baseadas em sequências. Evite combinações como 123456, abcdef, 1020304050, qwerty (sequência do teclado), não use datas especiais, número da placa do carro, nomes e afins, entre outros.


Caso o aluno não possua um e-mail cadastrado no sistema acadêmico o sistema retornará a mensagem de erro exposta na figura 2.


Figura 2. Usuário sem e-mail secundário cadastrado.


Provaveis problemas que podem acontecer:

Se o problema for algum dos mencionados, cabe ao aluno se dirigir a CCA de seu campus para atualizar seu e-mail no sistema acadêmico, que no prazo de 24h ele será atualizado no SUAP.


PASSO 2: Acessando a BVU com sua matrícula e senha cadastrada no SUAP.


Acesse http://bvu.ifce.edu.br, conforme Figura 2, informe sua matrícula acadêmica e sua senha cadastrada no SUAP nos respectivos campos.


Figura 3. Tela inicial da BVU.


Após efetuar o primeiro acesso na BVU, será apresentada a tela de cadastro na BVU da PEARSON, como demonsta a figura 3. Esse cadastro solicita alguns dados do aluno do IFCE. Após o envio desses dados, o aluno estará cadastrado na plataforma da PEARSON e será possível acessar a BVU diretamente no site da PEARSON. Portanto, o aluno terá duas opções: efetuar o login pela plataforma do IFCE ou da Pearson. Na tela da figura 3 você deverá informar seu cpf e selecionar a opção: “Estou de acordo com os termos de uso da biblioteca virtual”.